Watchfaces Android ClockSkin em seu telefone Android? SIM. É POSSÍVEL!

Watchfaces Android ClockSkin em seu telefone Android? SIM. É POSSÍVEL!


ClockSkin Animated Wallpaper

Use watchfaces Android ClockSkin no seu telefone


Neste artigo, não vou falar sobre relógios inteligentes, aplicativos para eles ou watchfaces. Vou falar sobre um aplicativo para usar em telefones Android.

E porque? Bom ... muitos usuários de telefones Android que não possuem um relógio inteligente compatível com watchfaces no formato ClockSkin poderiam pensar: "Se eles são relógios com Android completo ... o Android em telefones não deveria poder usar esses watchfaces também?". E, ao mesmo tempo, os usuários de relógios Android também podem pensar o mesmo e querem usar relógios semelhantes em seus telefones.

A resposta paraa esta pergunta é SIM. É possível. Mas, para isso, é necessário instalar e aplicar o aplicativo. E é aqui que o aplicativo sobre o qual eu vou falar se encaixa: ClockSkin Animated Wallpaper.

A verdade é que fiquei surpreso ao encontrar este aplicativo AGORA, por duas razões. A primeira é que foi desenvolvido por Eric Crochemore, o criador do Universal Launcher New Gen que muitos usuários de smartwatches Full Android estão usando. E a segunda é que é um aplicativo do ano de 2017! Como é que eu não sabia disso até agora? Minha culpa.

Bem, com este aplicativo, podemos usar em nosso telefone Android qualquer watchface no formato Android ClockSkin (como os que publiquei no meu blog), mas com algumas limitações sobre as quais falarei mais adiante. De acordo com as informações do aplicativo, ele também é compatível com alguns watchfaces criados com o Watchmaker for Android Wear. Mas essa é uma opção que não tentei.

(Clique para ampliar)

Onde baixar o aplicativo para instalá-lo

O ClockSkin Animated Wallpaper está disponível na Google Play Store (clique aqui) e em outros sites para baixar aplicativos para Android. E também pode ser baixado na seção "Smartwatch Apps" no meu blog (clique aqui), abaixo do download do Universal Launcher New Gen.
(Clique para ampliar)

Como usá-lo

Uma vez instalado, a primeira coisa que precisamos fazer é acessar a mídia de armazenamento que nosso telefone está usando como padrão (armazenamento interno ou cartão SD) e criar uma pasta chamada ClockSkin (por precaução, devemos digitar o nome respeitando as letras maiúsculas e letras minúsculas). Uma vez criado, copiaremos dentro das pastas que contêm os watchfaces que queremos usar com o aplicativo. Não devemos esquecer que essas pastas devem conter dentro os arquivos das watchfaces, NUNCA dentro de qualquer subpasta.


(Clique para ampliar)

Depois que tivermos copiado todos os watchfaces, precisamos abrir as configurações de papel de parede em nosso telefone Android (no meu caso, estou usando neste exemplo um telefone antigo com Android 4.4) e escolher aquele que mostra uma imagem de relógio e o nome "ClockSkin Animated Wallpaper". Quando selecionado, ele mostra o fundo com uma imagem de um dos watchfaces que copiamos e uma opção para editar as configurações do papel de parede.

(Clique para ampliar)

Depois de abrir essas Configurações, podemos escolher o mostrador do relógio que queremos usar deslizando a tela para a esquerda e para a direita. Também temos no lado superior, sob o nome watchface, um botão "menos" para excluir os watchfaces que queremos remover.

(Clique para ampliar)

Quando escolhemos o mostrador do relógio que queremos usar, basta tocar nele com o dedo e, em seguida, tocar na opção Definir Plano de Fundo. Uma vez feito isso, temos nosso novo papel de parede mostrando o mostrador do relógio. E toda vez que quisermos escolher um diferente, basta tocar duas vezes com o dedo no mostrador do relógio e escolher o novo.

(Clique para ampliar)

Desvantagens / incompatibilidades

Eu já falei sobre algumas limitações quando se trata de usar os watchfaces do Android ClockSkin. Bem, essas desvantagens são as incompatibilidades com algumas das informações usadas pelos watchfaces. Especificamente, as informações relacionadas ao sensor de frequência cardíaca, ao pedômetro, ao clima e à temperatura.

No caso dos dois primeiros, parece óbvio, porque esses sensores não estão presentes nos telefones celulares. Com relação ao clima e à temperatura, o motivo pode ser o fato de o relógio usar os valores para mostrá-lo nos aplicativos de gerenciamento climático que eles possuem e, provavelmente, esses valores diferem dos obtidos nos aplicativos nos celulares. Mesmo assim, não devemos esquecer o outro aplicativo do criador, o Universal Launcher New Gen, que possui seu próprio gerenciamento de clima. E a programação desse gerenciamento poderia ser usada para integrá-lo às configurações do ClockSkin Animated Wallpaper, assim como foi feito com o mecanismo de exibição dos watchfaces.

(Clique para ampliar)

Além das incompatibilidades mencionadas, há algumas desvantagens que devo mencionar.

O primeiro é o fato de que este é um papel de parede. Por esse motivo, sempre o teremos em segundo plano, independentemente se mudarmos para outras telas que temos à esquerda ou à direita. E também não podemos mover o mostrador do relógio para outra posição diferente daquela em que aparece. Como alguém poderia imaginar, isso é um problema quando temos telas onde existem muitos ícones, porque parte deles será posicionada na parte superior do mostrador. Torna quase obrigatório ter uma tela com um, dois, três ou quatro ícones (ou um pequeno Widget) onde podemos ver o mostrador do relógio.

(Clique para ampliar)

A outra desvantagem é a cor preta que preenche o plano de fundo e a falta de uma opção nas configurações para que possamos alterá-lo com mais facilidade. Essa opção deve estar disponível, pois pode ser usada para colocar o relógio em cima de um plano de fundo onde usaríamos nosso papel de parede favorito.

Esses dois problemas poderiam ter sido resolvidos ao criar este aplicativo como um Widget, para resolver os dois problemas: poderíamos colocá-lo onde quiséssemos (mesmo na tela de bloqueio) e poderia ser usado em qualquer papel de parede do telefone.

Conclusões finais

Apesar da desvantagem das menções, acho que é um aplicativo muito bom para quem não tem um relógio com o Android completo e gostaria de usar os watchfaces do Android ClockSkin. É verdade que existem algumas incompatibilidades com algumas informações que podem aparecer nos watchfaces. Mas, exceto isso, mostra os mostradores exatamente como os relógios inteligentes. E, especialmente, em uma tela maior que a dos relógios.

Pode surpreender que, desde o lançamento do aplicativo, não haja atualizações. Provavelmente, Eric Crochemore, fez um projeto temporário e decidiu não continuar desenvolvendo-o e se concentrar apenas em seu lançador de relógios Android.

Por tudo isso, considerando que cumpre seu objetivo e também as desvantagens que encontrei, eu classificaria 7 de 10.

Postar um comentário

0 Comentários