DT Ultra 2. Unboxing e revisão

DT Ultra 2. Unboxing e revisão


DT No.1 DT Ultra 2

O retorno do DT No.1 aos relógios Android


Clique aqui se quiser ver este review no Youtube. O idioma do vídeo é em espanhol e tem legendas em português disponíveis

Desta vez veremos um smartwatch que eu realmente queria revisar e começar a trabalhar. É o primeiro relógio com versão completa do Android que analiso há algum tempo e de uma marca que conheço há anos.

Antes de continuar, como sempre, quero agradecer ao DT No.1 por me enviar esta unidade para análise, e também Vou relembrar um pouco da história da marca. Se você não estiver interessado, ou talvez ache chato, você pode vai direto para o unboxing.

DT No.1 é uma marca de smartwatches que está neste mercado há muitos anos e no passado desenvolveu muito relógios interessantes. Seus produtos mais proeminentes eram os relógios com uma versão completa do Android (e não do Android Wear ou WearOS). Vários de seus modelos tornaram-se muito populares. Na verdade, ainda tenho o D6 deles, um modelo que lançaram em 2016 e que ainda funciona. Seu último lançamento no Android relógios foi o D7 um ano depois, após o qual a marca se concentrou em outros smartwatches de baixo custo. Agora, depois de vários anos, decidiram desenvolver novamente um relógio deste tipo.

Se depois de ver este artigo você gostar deste smartwatch e quiser comprá-lo, poderá fazê-lo através destes link:

Compre o DT Ultra 2 en DT No.1

Comprae o DT Ultra 2 en Buyswear

CÓDIGO DE DESCONTO 15% de desconto na compra do DT Ultra 2 en Buyswear: H452B8CH

Você também pode consultar as informações oficiais do DT Ultra 2 neste link da DT No.1:

https://www.dtno1.com/fashion-smartwatch/dtultra2-1.html

Site oficial da DT No.1: https://www.dtno1.com/

Instagram DT No.1: https://instagram.com/dtno.1/


(Clique para ampliar)

Unboxing

A caixa do smartwatch é maior do que normalmente é em outros relógios. No topo vemos a marca logo, e o nome do modelo em letras douradas que, pessoalmente, gostei, além de uma série de ícones e logotipos que mostram algumas das características do relógio, como seu sistema duplo, a tela AMOLED, a conexão WiFi ou a compatibilidade com fones de ouvido TWS via Bluetooth. Na base encontramos uma caixa que mostra o modelo do smartwatch, o logotipo do aplicativo WearPro e o código QR para baixá-lo, bem como um texto que nos informa que não se trata de um dispositivo médico e que os problemas de saúde os dados servem apenas como referência e não como diagnóstico ou tratamento.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Por último, em dois dos lados encontramos, novamente, o logotipo do aplicativo WearPro.

(Clique para ampliar)

Ao abrirmos a caixa a primeira coisa que vemos é o manual e o relógio que, como sempre, veremos mais tarde. O manual, como normalmente, está em inglês e chinês, e acho que é maior do que qualquer manual de smartwatch que já vi antes. Embora, como também é habitual, a informação que fornece não seja muito extensa.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

No manual encontramos o cabo de carregamento. Este cabo de carregamento possui contato magnético, com 4 pinos. Aqui devo comentar algo: Inicialmente o sistema de carregamento seria wireless. Mas as primeiras unidades enviadas para análise (das quais recebi uma) mostraram que o carregamento sem fio o sistema era problemático, interferia muito em certas funções e o desempenho da bateria não era bom (assim como outros problemas que encontrei com o relógio). DT No.1, após receber a informação que eu e vários membros do fórum FullAndroidWatch reunidos, modificou o que era necessário (incluindo o sistema de carregamento) antes de lançar o relógio.

(Clique para ampliar)

Uma vantagem de mudar o sistema de carregamento é que este cabo também permite a transferência de dados entre um computador e o relógio, para que possamos, por exemplo, copiar facilmente arquivos para seu armazenamento interno ou, para mais usuários experientes, instale firmwares manualmente em vez de atualizações OTA.

E finalmente, encontramos as pulseiras do relógio. Sim, no plural, porque a DT No.1 decidiu incluir duas pulseiras diferentes, em dois diferentes estilos e cores. Acho que é um bom detalhe, pois podemos usar o que mais gostamos ou alternar entre dependendo do momento e do look que queremos dar ao relógio, sem ter que comprar outro.

(Clique para ampliar)

Aparência do Relógio

Ao vermos o relógio, percebemos que é idêntico ao Apple Watch Ultra. Isso é algo que se estendeu não apenas aos smartwatches de baixo custo, mas também para alguns modelos de relógios com versão completa do Android. E o DT No.1 não foi uma exceção. Na verdade, desta marca e com este mesmo estilo já testei há algum tempo o DT8 Ultra, um relógio com características inferiores a este.

A tela do relógio é típica desses modelos, retangular com bordas curvas, e possui tecnologia AMOLED. Seu tamanho é de 2,06 polegadas, um tamanho que não é muito grande nem desconfortável.

(Clique para ampliar)

No lado direito encontramos dois botões. O botão principal também é a coroa do relógio. Este botão ou coroa, assim como no Apple Watch Ultra, possui um círculo na cor laranja metálico. Abaixo temos o botão secundário. E entre os dois botões encontramos o orifício para o microfone.

(Clique para ampliar)

Na lateral esquerda temos um terceiro botão, também na cor laranja metálico característico do Apple Watch Ultra. E acima do botão temos o alto-falante do relógio.

(Clique para ampliar)

Por fim, na parte inferior do relógio temos os contatos dos 4 pinos do cabo de carregamento, os sensores para medir os sinais de saúde como frequência cardíaca ou nível de oxigênio no sangue, e os dois botões que nos permitem soltar as pulseiras para substituí-las.

(Clique para ampliar)

As pulseiras são obviamente intercambiáveis e compatíveis com as pulseiras Apple Watch Ultra. Em sites como Aliexpress ou Amazon podemos encontrar uma grande variedade de pulseiras, em diferentes estilos, para usar com o relógio. Nós apenas temos que lembrar para escolhê-los com tamanho de 49 mm.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Você pode ver agora como fica o relógio com algumas pulseiras diferentes.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Uma diferença que este relógio tem com outros relógios Android é que ele não inclui slot para usar um cartão SIM. Isso é algo que acho que limita as possibilidades deste smartwatch, pois nos obriga a usar WiFi para todas as funções do Android que requer uma conexão com a Internet e também torna seu funcionamento como dispositivo independente bastante prejudicado.

A CPU deste relógio é o chip MediaTek MTK6737M e também possui o chip Realtek 8763 Bluetooth. Esta combinação é o que nos permite alternar entre o modo Android e o modo Bluetooth.


A informação fornecida pelo DT No.1 indica que o relógio possui proteção IP67. Isso deixa claro que é resistente à poeira e água em condições menos extremas, como respingos, lavagem das mãos ou leve contato com chuva. Então meu o conselho é nunca, em hipótese alguma, mergulhá-lo na água. Se você fizer isso, você vai se arrepender.


O relógio Funcionando

Para ligar o relógio, pressionamos e seguramos o botão secundário, e não o botão principal ou coroa como em outros smartwatches, por cerca de 5 segundos. A inicialização do relógio é mais lenta em comparação com outros smartwatches, até mesmo outros relógios Android que tenho usado. Na primeira vez que o sistema carregar, ele nos pedirá para escolher o idioma. E depois disso, aparecerá uma tela na qual veremos o código QR para baixar o aplicativo WearPro, dois botões que nos informam se o relógio está emparelhado e conectado, e a opção de pular esta etapa. Embora se pularmos, a mesma tela aparecerá novamente sempre que ligamos o relógio, o que para alguns usuários pode ser um tanto chato.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Agora, antes de continuar, quero explicar a função de cada um dos botões. Quando pressionamos o botão principal ou coroa do relógio, abre o menu principal, onde podemos acessar as diferentes opções e aplicativos. Além disso, em menus e em determinados aplicativos podemos girar a coroa para percorrer o menu ou as telas sem ter que deslizar o dedo na tela do relógio.

(Clique para ampliar)

Se o que fizermos for pressionar duas vezes a coroa, abrirá a lista de aplicativos que temos ativo, e podemos escolher qual queremos colocar em primeiro plano, fechar ou fechar todos eles.

(Clique para ampliar)

E por último, se mantivermos a coroa pressionada por alguns segundos, a funcionalidade ChatGPT será aberta.

(Clique para ampliar)

O botão secundário tem duas funções. Pressioná-lo abre uma tela na qual temos vários botões. Com eles podemos ativar ou desativar o uso de WiFi e GPS e editar suas configurações, ativar ou desativar a reprodução de áudio multimídia e chamadas telefônicas no relógio, alternar entre o modo Android e o modo Bluetooth, ver os detalhes do nível da bateria, alterar o tipo de transição de tela, acessar as configurações, ativar o uso do wireless ligar ou desligar os fones de ouvido, visualizar o código QR para baixar o aplicativo WearPro e emparelhar o relógio, ou fazer uma chamada de emergência para a polícia, bombeiros, ambulância ou nosso contato de emergência.

(Clique para ampliar)

Mas além desses botões, temos a opção de editar esta tela para adicionar mais atalhos para esta lista ou excluir alguns dos que temos nela.

(Clique para ampliar)

A segunda função do botão secundário surge quando o pressionamos por alguns segundos, e ele mostra uma tela com botões diferentes. Deslizando esses botões para a direita podemos fazer o relógio reproduzir um som de alarme, fazer uma chamada de emergência, reiniciar o relógio ou desligá-lo.

(Clique para ampliar)

E por último, com o botão laranja metálico podemos, por padrão, abrir o aplicativo esportivo. E eu digo "por padrão" porque este botão é personalizável, e podemos modificar sua função para que abra o aplicativo que desejamos. Se entrarmos nas Configurações e abrirmos a opção Personalização da tecla esquerda, temos uma lista para escolher o aplicativo que será aberto com o referido botão. Incluindo aplicativos que instalamos. Este botão não tem função adicional se pressionado duas vezes. Seu único objetivo é abrir o aplicativo especificado.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Também quero mencionar que, embora qualquer um dos botões ligue a tela quando ela estiver desligada, nenhum deles o desliga se estiver ligado (ao contrário de muitos outros smartwatches). Assim, a tela só será desligada quando tiver decorrido o tempo que especificamos nas configurações.

E uma coisa que gostei é que, quando a tela está desligada, podemos ligá-la simplesmente tocando duas vezes na tela do relógio. Temos a possibilidade de escolher que  a tela liga quando levantamos o pulso. Mas para quem gosta menos desta opção (sou um deles), ligar a tela com um toque duplo é muito útil.

Voltando ao ponto onde paramos, após carregar o sistema o relógio nos mostra a watchface que está selecionado por padrão. A forma de alterá-lo é a que já conhecemos: mantendo o dedo na watchface por alguns segundos, uma tela de seleção aparece, onde deslizando o dedo para a esquerda ou direita, ou girando a coroa do relógio, podemos escolher aquele que queremos usar.

(Clique para ampliar)

Além disso, no final da lista também nos permite acessar as watchfaces que o DT No.1 tem disponíveis para este relógio. Existem muitas possibilidades de instalação de watchfaces no DT Ultra 2, mas veremos isso mais tarde.

(Clique para ampliar)

Deslizando o dedo para baixo no watchface veremos a área de notificações. Aqui veremos as notificações dos aplicativos de telefone que especificamos no aplicativo WearPro, bem como as notificações do Android sistema do relógio e os aplicativos que instalamos nele. Além disso, quando recebemos uma notificação ela também é mostrada na ilha dinâmica que o relógio exibe na tela.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Se deslizarmos o dedo para cima acessamos uma área onde, além de um relógio, temos diversos widgets que nos oferece informações sobre alguns aplicativos ou opções do smartwatch, e tocando neles podemos acessar a opção ou aplicativo relacionado. Além disso, se mantivermos o dedo nesta área, podemos remover ou adicionar widgets, embora por padrão todos os que temos disponíveis estejam incluídos.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Por último, deslizando o dedo para a esquerda ou direita podemos abrir 6 opções que são as mais comuns usado no smartwatch. O primeiro deles é o Pedômetro, que mostra com um gráfico bem simples os passos que caminhamos ou corremos, as quilocalorias queimadas e a distância percorrida. Ao tocar nesta tela entramos no Recorde Esportivo, onde veremos um histórico em que vemos o mesmo gráfico, e vários telas abaixo que mostram os dados relativos às últimas 24 horas com mais detalhes, além dos dados de atividade física que salvamos com o aplicativo esportivo durante esse período.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Em seguida vem o Monitor de Frequência Cardíaca, que mostra a frequência cardíaca atual, bem como o histórico das últimas 24 horas.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Depois disso, temos a opção que mede o nosso nível de oxigênio no sangue. Aqui, como no Monitor de Frequência Cardíaca, temos disponível o histórico das últimas 24 horas.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

A próxima opção é o Music Player. Aqui, tocando no botão play, podemos escolher e reproduzir a música de armazenamento local do smartwatch ou sua biblioteca de recursos, e a partir daqui podemos excluir o arquivo de música do armazenamento interno. Destaco o “armazenamento interno” porque não reproduz a música que temos no telefone.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Durante a reprodução podemos pausar ou reproduzir o arquivo, ir para a música anterior ou seguinte, e também podemos ativar ou desativar a reprodução nos fones de ouvido sem fio, modificar o volume do áudio, e selecionar o tipo de reprodução entre simples, repetição, sequencial ou aleatória.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

A verdade é que achei o volume de reprodução da música muito satisfatório.

A seguir temos outra aplicação muito comum, que é o treinamento respiratório. Quando começamos, ele nos pedirá para relaxar e depois nos dirá com que frequência devemos inspirar e expirar o ar.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Por último, temos os detalhes do tempo. Aqui podemos ver nossa localização, o clima e a temperatura atuais e a temperatura máxima e mínima esperada, bem como outros dados como a hora do pôr do sol ou a umidade do ar.

(Clique para ampliar)


Vamos entrar no menu agora, e como vimos antes fazemos isso pressionando o botão principal ou coroa. Aqui temos todas as opções e aplicativos do smartwatch, embora alguns deles só apareçam em Modo Android e não em Modo Bluetooth, algo óbvio porque neste segundo modo eles não são necessários ou não funcionariam.

(Clique para ampliar)


Para este menu temos dois tipos de visualizações: A Visualização em Lista e a Visualização em Grade. Eu, pessoalmente, prefiro a Visualização em Lista, sem dúvida.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Sendo um smartwatch que funciona em modo Bluetooth com o telefone, podemos fazer chamadas usando o alto-falante do relógio e microfone. Para isso, devemos tê-lo emparelhado via Bluetooth, e é recomendável habilitar a opção de compartilhar os contatos com o dispositivo. A forma de fazer ligações é com a opção Telefone. Aqui temos três opções: use o teclado de discagem, visualize as chamadas recentes e escolha o contato.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

No primeiro discamos manualmente o número queremos ligar. Com o segundo selecionamos o número para o qual ligamos ou que nos ligou recentemente, e no terceiro escolhemos qualquer um dos contatos do nosso telefone para ligar para eles. A primeira vez tentamos usar a lista de contatos, ela nos pedirá para sincronizá-los para que o relógio possa exibi-los.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Além disso, obviamente, com o relógio também podemos atender as chamadas que recebemos.

(Clique para ampliar)

Pessoalmente, acho que o volume do áudio da chamada (que podemos modificar ao nosso gosto) é alto o suficiente para podermos falar durante uma chamada telefônica com este relógio.

Além das ligações, podemos ouvir o áudio do telefone no relógio. Isto significa que se estivermos vendo um vídeo do YouTube, um Reel do Instagram ou reproduzindo qualquer música ou vídeo que armazenamos, podemos ouvir no relógio sem problemas. Mas fora isso, obviamente, o relógio reproduz o áudio dos apps que instalamos ou os arquivos que armazenamos no smartwatch.

Neste caso o volume do áudio, como no reprodutor de música, também é muito aceitável.

Aplicativos de Esportes e Saúde

Uma das coisas que os fabricantes de smartwatches tentam destacar e, ao mesmo tempo, uma das coisas que os usuários interessados neles prestam mais atenção, são os aplicativos que registram os dados relacionados ao esporte e à saúde. Vamos ver o que o DT Ultra 2 nos oferece nesse sentido.


No aplicativo de fitness temos inicialmente 9 esportes diferentes para registrar nossa atividade física: corrida, caminhada saudável, corrida indoor, ciclismo, basquete, futebol, pingue-pongue, badminton ou pular corda. Mas podemos adicionar mais com o botão de adicionar esportes que vemos no final da lista. Aqui, temos 24 atividades adicionais que podemos adicionar.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Quando escolhemos qualquer uma das atividades, em algumas delas a primeira coisa que o relógio faz é estabelecer o GPS posicionamento, embora tenhamos a opção de pular esta etapa. Isso ocorre apenas em certos esportes, como caminhada, corrida ou ciclismo saudáveis. Em outros como futebol, basquete ou pingue-pongue, não será necessário posicionamento.

(Clique para ampliar)

Aqui devo alertar sobre dois fatos que devemos levar em conta. A primeira é que só nos permitirá realizar qualquer um dos os exercícios em que percorremos alguma distância se tivermos o GPS habilitado. Isso é algo que eu acho que não faz sentido, porque quando tivermos o relógio configurado para o modo Bluetooth não poderemos rastrear essas atividades físicas. E a segunda é que só podemos obter o posicionamento se também tivermos a conexão WiFi habilitada (se estivermos fora de casa, podemos ter o telefone como ponto de acesso e o relógio conectado ao telefone via WiFi).

(Clique para ampliar)

Quando o posicionamento tiver sido obtido ou tivermos decidido pular esta etapa (se for necessário), ou se tivermos escolhido um dos nos esportes em que o posicionamento não é necessário, após uma contagem regressiva de três segundos o relógio começará a registrar nossa atividade física mostrando frequência cardíaca, quilocalorias queimadas, passos dados e distância percorrida.

(Clique para ampliar)

Quando quisermos terminar de registrar os dados da atividade física, deslizando o dedo para a direita o relógio perguntará se quiremos terminar ou pausar. Escolhendo a opção finalizar, aparecerá uma tela onde devemos confirmar, e por fim veremos o resumo da atividade física e dois botões que nos permitem salvar este registro ou excluí-lo.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Este registro será armazenado no Sport Record que vimos antes. Se deslizarmos o dedo até chegarmos ao final veremos os registros que salvamos anteriormente.

(Clique para ampliar)

Além disso, esta gravação da atividade desportiva é complementada na aplicação WearPro, onde podemos escolher entre quatro atividades diferentes: corrida (indoor ou outdoor), caminhada, ciclismo ou escalada. Escolhendo qualquer deles e tocando no botão "Ir", mostrará uma contagem regressiva de três segundos e começará a monitorar nosso desempenho. Diferente seu “irmão mais novo”, o DT8 Ultra, nada aparecerá na tela do DT Ultra 2 quando estivermos gravando esta atividade, mas o telefone usará o relógio para registrar nossos passos e, ao mesmo tempo, o posicionamento GPS do telefone registra os dados de localização.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Quando terminarmos, o WearPro salvará este registro de atividades e poderemos verificá-lo mais tarde, onde podemos ver o tempo que gastamos fazendo a atividade, as calorias queimadas, o ritmo da atividade física a velocidade média, a cadência dos nossos passos, a extensão da nossa passada e o número de passos que demos. Além disso, nos mostrará um mapa com o percurso que percorremos durante esta atividade física.

(Clique para ampliar)

Em relação aos aplicativos relacionados à saúde, temos vários, e alguns deles não estão presentes em todos os smartwatches. Além da medição da frequência cardíaca e do nível de oxigênio no sangue que vimos no início, temos o aplicativo que mede nossa pressão arterial e nos mostra os resultados detalhados desse registro.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Também temos o aplicativo que registra nosso sono, onde podemos ver o tempo que passamos dormindo e o tempo de sono leve e sono profundo. Fiquei surpreso por não encontrar nos Widgets que aparecem quando deslizamos o dedo para a esquerda ou direita na tela principal, porque este é um aplicativo que sempre vi nessa área em outros relógios.

(Clique para ampliar)

Temos também o aplicativo de temperatura, que mostra a temperatura do nosso corpo. Isto é, como se tínhamos um termômetro no pulso. Nesta aplicação teremos também disponível o histórico das últimas 24 horas.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Por fim, temos o aplicativo de glicemia, que mede a glicemia média em nosso sangue. Este aplicativo também oferece o mesmo histórico do anterior.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Além disso, todos esses aplicativos de saúde funcionam com o aplicativo WearPro se tivermos o smartwatch emparelhado com o telefone e o aplicativo, e armazena os dados de cada um desses registros em abas independentes, além de nos permitir verificar os registros do último dia, da semana passada, do mês passado e do ano passado. Dessa forma, podemos manter um registro detalhado desses dados da nossa saúde.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Como já disse em ocasiões anteriores, e o DT No.1 também nos avisa no fundo da caixa do relógio, estes registros devem ser sempre tomados como dados indicativos e nunca como diagnóstico ou tratamento. Alguns, como a frequência cardíaca ou o nível de oxigênio no sangue, parecem-me mais confiáveis, mas outros, como a pressão arterial ou glicemia média, acho que requerem equipamentos mais especializados.

Outros Aplicativos

Além dos aplicativos e opções que já vimos deslizando para a esquerda e para a direita no mostrador do relógio e aqueles que acabamos de ver sobre esportes e saúde, o relógio também inclui muitos aplicativos comuns tanto em smartwatches quanto no próprio Android. Temos um gravador onde, tocando no ícone da fita, podemos gravar voz ou qualquer som. Quando terminarmos de gravar, antes de sair do aplicativo podemos salvar a gravação ou excluí-la.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Temos também o habitual Calendário e calculadora, bem como um Gerenciador de Arquivos para gerenciar tudo o que temos armazenado na memória interna.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Outra aplicação que podemos encontrar é o Despertador ou Alarme, no qual podemos configurar todos os alarmes que quisermos para tocar. Da mesma forma, também temos um cronômetro caso nos encontremos em uma situação em que precisemos cronometrar alguma coisa.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

O relógio também inclui contagem regressiva ou cronômetro, mas no caso do DT Ultra 2 não possui horário especificado por padrão, e especificamos diretamente o tempo que queremos que a contagem regressiva dure.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

E caso precisemos enviar um sinal de alerta, temos uma buzina, que emite um som de alarme. Dentro desta opção também temos um botão para acessar as chamadas de emergência.

(Clique para ampliar)

No menu principal encontramos um aplicativo de Clima mais completo do que aquele que vimos na tela principal do relógio, pois além dos dados que mencionei, deslizando o dedo para cima podemos ver a previsão do tempo para o dia atual e os próximos 6 dias.


(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Aqui devo mencionar algo que considero importante, e é que o DT Ultra 2 só obtém os dados meteorológicos se estiverem emparelhados com o telefone e o aplicativo WearPro. Ao contrário dos aplicativos de outros relógios, ele não obtém esses dados pela Internet usando a conexão WiFi. Acho que isso é um grande erro, porque tendo a opção de usar redes WiFi, não faz sentido que o aplicativo meteorológico precise do WearPro para exibir os dados.

O relógio também inclui um barômetro de altitude e uma bússola, dois aplicativos sempre úteis para os amantes de aventura.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

No Assistente Móvel encontramos duas funções que também são muito comuns em smartwatches: O disparo remoto do obturador que nos permite usar o relógio em vez do botão da câmera para tirar fotos e a opção de procurar o telefone isso faz o telefone tocar um som se não soubermos onde o deixamos.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Temos também um navegador de Internet que, como vemos, funciona muito corretamente, embora as letras possam parecer muito pequenas.

(Clique para ampliar)

Claro, temos o aplicativo Google Play Store e outra loja de aplicativos adicional incluída pela DT No.1, para instalar mais aplicativos no smartwatch. Desta forma podemos instalar aplicativos para este sistema como WhatsApp, TikTok, Snapchat, Instagram, etc. Alguns aplicativos podem não ser adequados para este tipo de dispositivo, mas outros parecem muito bons.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Como qualquer dispositivo Android, podemos usar o Google Maps graças ao posicionamento GPS e ter todos as informações do aplicativo em nosso pulso. Assim, sempre que inserimos um endereço podemos ver na tela as instruções para chegar ao destino que escolhemos. O desempenho e o posicionamento do Google Maps, honestamente, me pareceu bastante preciso em meus testes.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

E como fiz antes quando falei sobre outros relógios Android, quero mostrar que também podemos instalar videogames neste relógio. Embora eu sempre diga que um relógio não é um dispositivo projetado para jogos, podemos ter alguns instalados caso em algum momento queiramos nos divertir jogando.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Tela e bateria

A tela, que como já mencionei, possui tecnologia AMOLED, parece muito boa e muito nítida. Seus níveis de brilho nos fazem vermos isso mais do que corretamente em qualquer ambiente em que nos encontramos. Mas devo dizer que mesmo com o brilho em 100% em um ambiente com muito sol a tela não fica tão boa quanto eu gostaria. Mas em qualquer outra situação a visualização é excelente.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

O que não achei tão perfeito, porém, é a transição entre telas e menus. Enquanto em alguns momentos é suave, outras vezes é mais lento. Isso pode ser devido aos 2 GB de RAM que possui, enquanto o sistema operacional é de 64 bits. Um pouco mais de RAM teria sido o ideal e teria resolvido o problema. Isso, embora não seja desesperante, pode decepcionar usuários mais exigentes.

Quanto à bateria, que é de 880 mAh, devo dizer que vai depender muito de quanto usarmos e de quantas coisas tivermos habilitado. Houve momentos em que o consumo da bateria foi significativamente mais lento e momentos em que parecia disparar. Sem um uso muito exigente pode durar um dia, e com um uso quando exige mais do relógio pode durar muito menos. Carregar a bateria não demora muito. De acordo com o DT No.1, a bateria carrega em menos de 3 horas e meia. As vezes que carreguei, se bem me lembro, demorou entre uma hora e meia e duas horas para carregá-lo totalmente.

(Clique para ampliar)

Watchfaces

Como disse no início quando expliquei como mudar o watchface, o DT Ultra 2 tem muitas possibilidades de usar watchfaces personalizados. Quando selecionamos o watchface, no final da lista de watchfaces instalados padrão temos a opção de baixá-los diretamente. Também podemos fazer isso no menu principal na opção do Dial Market.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

E o aplicativo WearPro também nos oferece a adição de novos watchfaces. Através de qualquer um desses três opções podemos acessar a variedade de watchfaces que o DT No.1 oferece para instalar no relógio.

(Clique para ampliar)

Mas as possibilidades vão muito além. Sendo um smartwatch com versão completa do Android, o DT Ultra 2 utiliza o Android ClockSkin para as watchfaces, que é o padrão neste tipo de relógio e é um formato de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode criar seus próprios watchfaces para instalar no relógio. Isso faz, é claro, o DT Ultra 2 compatível com os watchfaces Android que tenho disponíveis para download no blog, e como você pode ver o relógio os exibe corretamente.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Como já disse em muitos vídeos, como criador de watchfaces, acho que o fato negativo da maioria dos smartwatches de baixo custo é que não podemos criá-los nós mesmos ao nosso gosto e nos limitamos apenas aos oferecidos pela marca. Bem, este NÃO é o caso do DT Ultra 2.

Especificações Técnicas

As especificações do DT Ultra 2, que consultei com dados fornecidos por DT No.1 e comparados com aqueles obtidos com o aplicativo Device Info HW, são:

  • Processador MediaTek MTK6737M.
  • Chip Bluetooth Realtek 8763.
  • GPU ou chip gráfico Mali-T720 MP1.
  • Modo duplo Android/Bluetooth que nos permite usar o smartwatch com qualquer um desses dois modos.
  • 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento.
  • Sistema Operacional Android 9.
  • Tela AMOLED de 2,06 polegadas com resolução de 368x448 pixels
  • GPS integrado para posicionamento e geolocalização.
  • Bateria de 880mAh.

Preço e Disponibilidade

O DT Ultra 2 não é um relógio Android caro, já que seu preço é de US$ 79,99 (em euros o preço está entre 75 e 79), que está abaixo de outros modelos, embora esta diferença se deva certamente ao fato que estes modelos são muito melhores em desempenho. Supostamente está disponível em três cores diferentes, mas parece referir-se à cor das pulseiras incluídas e não à cor do corpo do relógio.

Este smartwatch pode ser adquirido na loja oficial DT No.1 e também na BuysWear. Além disso, na BuysWear você tem disponível um código de desconto de 15%.

(Clique para ampliar)(Clique para ampliar)

Conclusões

Devo admitir que tenho sentimentos confusos sobre este smartwatch. Há coisas que eu gosto, e outros que não gosto nada. É claro que não é o melhor relógio Android que experimentei, e aqueles de vocês que leram meus artigos anteriores sabe o que é e porque será muito difícil alguém destroná-lo. Gosto que seja um relógio com versão completa do Android, porque nenhum modelo notável apareceu ultimamente e ficamos um pouco órfãos nesse sentido, além do fato do DT No.1 decidiu voltar a este mercado depois de tanto tempo. A qualidade do áudio parece mais do que aceitável para mim, e suas opções para medir dados de saúde e atividades esportivas não são ruins.

Quanto ao modo duplo Android/Bluetooth, acho que é uma ideia muito boa, embora seja que a implementação não é perfeita, mas é uma novidade interessante.

Acho que o visual do relógio é uma escolha acertada, pois existem muitos usuários de smartwatches da gama baixa e média que gosta desse estilo clone que imita o Apple Watch.

E gostei muito da tela, porque mesmo que às vezes a transição entre telas ou menus é afetado pelas especificações do dispositivo, seu AMOLED a tecnologia faz com que pareça muito bom e podemos aproveitar a visibilidade da tela.

E, sim, vou repetir: a capacidade de criar watchfaces para este relógio. Eu vi usuários de outros relógios DT No.1 que sempre perguntavam como poderiam ser criados, e a resposta era sempre negativa. E embora não gostavam de depender do que a marca oferecia, não tinham outra opção. Para aqueles que gostaria de criar watchfaces ou ter mais possibilidades de encontrar watchfaces personalizados (há muitos criadores de watchfaces para relógios Android), essa possibilidade que o relógio oferece será muito útil.

Quanto ao que não gostei, há vários aspectos que me parecem um erro. Em primeiro lugar, o facto de não ter slot para cartão SIM parece-me limitar as possibilidades de um smartwatch deste tipo. Ao adicionar este slot poderíamos perfeitamente ter nosso telefone no pulso enquanto, por exemplo, saímos para praticar esportes, além de termos um aparelho totalmente independente.

A RAM também me parece curta, porque teria sido mais conveniente integrar 4 GB em vez de 2, considerando que a versão do Android é de 64 bits. E às vezes podemos notar a lentidão devido a esta limitação. Os 16 GB de armazenamento podem parecer escassos para alguns usuários, embora eu pessoalmente considere que um relógio não é algo onde iremos armazenar muitos dados.

Quanto aos erros mais graves, acho que depender do app WearPro para algumas coisas limita o smartwatch, pois esses dispositivos Android devem manter uma certa independência sem ser necessário ter o telefone por perto. Parece-me também um grande erro que quando optamos por monitorar determinadas atividades esportivas é obrigatório ter o GPS ativado e também ter conexão WiFi para obter a localização, pois a única maneira de ter uma conexão WiFi no relógio quando estamos fora de casa é compartilhando os dados móveis do telefone, o que novamente torna o smartwatch dependente do telefone celular. Por exemplo, se o que queremos é apenas contar o passos, quilocalorias e distância percorrida (algo que qualquer smartwatch pode calcular) não precisamos de GPS ou WiFi para isso.

Por último, a bateria. Acho que teria sido necessário incorporar uma bateria de maior capacidade, porque pode durar pouco para muitos usuários. Além disso, penso que a otimização da bateria não tem muito sucesso, pois há momentos em que parece que quase não o consome, enquanto outras vezes parece que se esvazia muito rapidamente.

Em qualquer caso, é um primeiro passo por parte do DT No.1. E vi que eles têm outros modelos de Android relógios planejados, um igual ao DT Ultra 2 mas com possibilidade de uso de cartão SIM, e outro duplo Relógio Android/Bluetooth com tela curva. Estou ansioso para experimentá-los e ver como funcionam.

Na minha opinião, o DT Ultra 2 pode ser uma boa opção para quem procura um relógio Android que não seja muito ambicioso, sem gastar muito com isso. Se o que queremos é algo mais avançado, existem outras opções melhores. Considerando tudo isso, e sendo um tanto generoso na minha avaliação, atribuo ao DT Ultra 2 uma nota 7,5.





Se gostou deste smartwatch e quer comprá-lo, pode fazê-lo através destes links:

Compre o DT Ultra 2 en DT No.1

Compre o DT Ultra 2 en Buyswear

CÓDIGO DE DESCONTO 15% de desconto na compra do DT Ultra 2 en Buyswear: H452B8CH

Você também pode consultar as informações oficiais do DT Ultra 2 neste link da DT No.1:

https://www.dtno1.com/fashion-smartwatch/dtultra2-1.html

Site oficial da DT No.1: https://www.dtno1.com/

Instagram DT No.1: https://instagram.com/dtno.1/

Postar um comentário

0 Comentários